Vetores Aéreos Não Tripulados nas Forças Aéreas:

um estudo comparativo sobre a implementação de drones de combate

Autores/as

Palabras clave:

UCAVs, Forças Militares Internacionais, doutrina de emprego, Força Aérea Brasileira

Resumen

O presente trabalho aborda a implementação de UCAVs (unmanned combat aerial vehicle) pelas forças aéreas internacionais, por meio de estudos de caso de países que se destacam nos campos da produção e emprego de drones, a saber: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França, Israel, Turquia e Taiwan. O método comparativo e estudo exploratório, bem como a análise de dados estatísticos e documentais, foram utilizados para orientação da abordagem dos exemplos citados. O trabalho se orienta à inovação incitada pelo emprego de veículos aéreos de combate não tripulados pelas forças internacionais. Este trabalho realiza um estudo do emprego de UCAVs nos países do estudo que permite a comparação do uso operacional e adaptações doutrinárias decorrentes da implementação dessas aeronaves. O emprego estratégico de tais meios especificamente pela força aérea dos mencionados países permite a inferência de importantes lições e reflexões para a Força Aérea Brasileira, com vista à crescente tendência de modernização das forças militares internacionais.

Biografía del autor/a

Antonio Henrique Lucena Silva, UNICAP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Ciência Política pela mesma instituição e Doutorado em Ciência Política, na área de Estudos Estratégicos, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de Ciência Política e Relações Militares Internacionais.

Marco Túlio Delgobbo Freitas, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (PPGCM).

Publicado

2025-05-15

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.