Vetores Aéreos Não Tripulados nas Forças Aéreas:
um estudo comparativo sobre a implementação de drones de combate
Palabras clave:
UCAVs, Forças Militares Internacionais, doutrina de emprego, Força Aérea BrasileiraResumen
O presente trabalho aborda a implementação de UCAVs (unmanned combat aerial vehicle) pelas forças aéreas internacionais, por meio de estudos de caso de países que se destacam nos campos da produção e emprego de drones, a saber: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França, Israel, Turquia e Taiwan. O método comparativo e estudo exploratório, bem como a análise de dados estatísticos e documentais, foram utilizados para orientação da abordagem dos exemplos citados. O trabalho se orienta à inovação incitada pelo emprego de veículos aéreos de combate não tripulados pelas forças internacionais. Este trabalho realiza um estudo do emprego de UCAVs nos países do estudo que permite a comparação do uso operacional e adaptações doutrinárias decorrentes da implementação dessas aeronaves. O emprego estratégico de tais meios especificamente pela força aérea dos mencionados países permite a inferência de importantes lições e reflexões para a Força Aérea Brasileira, com vista à crescente tendência de modernização das forças militares internacionais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a licença CC BY.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista de Segurança, Desenvolvimento e Defesa estão licenciadas sob uma licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Isso significa que os leitores têm o direito de:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciamento não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.