A Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa:

desafios e oportunidades de profissionalização no quadro da segurança nacional do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Segurança Pública, Defesa Nacional, Políticas Públicas, Segurança Nacional

Resumo

A Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024, entre outras medidas, abriu finalmente caminho para a criação da Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa (CDPJD), composta pelo cargo de Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD). Embora não seja específica do Ministério da Defesa (MD), mas sim uma carreira transversal lotada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na qualidade de órgão supervisor, e de exercício descentralizado em órgãos da administração pública federal direta, tal iniciativa suscita tanto desafios quanto oportunidades.

Paralelamente, o ambiente contemporâneo de ameaças e riscos à segurança (ex. enfrentamento ao crime organizado transnacional, às ameaças cibernéticas e às mudanças climáticas) demanda maior governança e intersetorialidade, algo que dificilmente será alcançado sem maior envolvimento de civis na coordenação de políticas públicas ligadas a temas de segurança e defesa nacionais

Biografia do Autor

Peterson Ferreira da Silva, Escola Superior de Defesa (ESD)

Doutor (USP), mestre (Programa de Pós-graduação San Tiago Dantas – UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e bacharel (USP) em Relações Internacionais. Professor da Carreira do Magistério Superior Federal na Escola Superior de Defesa (ESD). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Downloads

Publicado

2025-05-15

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.