Por uma Grande Estratégia para o Brasil

Autores

  • Selma Lúcia de Moura Gonzales Escola Superior de Defesa
  • Oscar Medeiros Filho Escola Superior de Defesa

Palavras-chave:

Grande Estratégia, Brasil, segurança nacional

Resumo

Vem sendo construído entre estudiosos um consenso a respeito da necessidade de uma Grande Estratégia para o Brasil. A ideia advém da combinação de dois aspectos marcantes da perspectiva estratégica brasileira: a sua estatura geopolítica, representada por seus insumos de poder, advindo de potencialidades naturais e culturais, de um lado; e pela carência de políticas de longo prazo que orientem e comuniquem nossos interesses estratégicos. É sobre esse tema que trata o presente policy paper. Nele, pretendemos discutir brevemente o significado de uma “grande estratégia”, considerando suas diferentes acepções: seja como plano, definindo nossos interesses nacionais em metas de longo prazo; seja como princípio organizador das ideias que possam expressar nossos interesses de longo prazo; ou seja como um padrão de conduta, oriundo de nossa cultura estratégica. Considerando os objetivos aqui propostos, entendemos “grande estratégica” como o conjunto de políticas e ações planejadas por um Estado para alcançar seus objetivos de longo prazo, a fim de promover a segurança, a prosperidade e os interesses estratégicos de uma nação. Passando em revista brevemente sobre o que se tem pensado sobre o tema no Brasil, trataremos da implicação de sua ausência para o planejamento estratégico nacional, especialmente para o setor de Defesa. Ao final, apresentaremos três recomendações, que apontam para: a) necessidade de criação de um arranjo institucional para elaboração de uma grande estratégia nacional; b) promoção do debate nacional em torno do tema; e c) elaboração de uma estratégia de segurança nacional que considere abordagens integradas de enfrentamento às ameaças emergentes e de natureza complexa.

Biografia do Autor

Selma Lúcia de Moura Gonzales, Escola Superior de Defesa

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão do Espaço Regional pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora acadêmica do curso de Geopolítica e Defesa, professora e pesquisadora na Escola Superior de Defesa.

Oscar Medeiros Filho, Escola Superior de Defesa

Coronel da Reserva do Exército Brasileiro. Bacharel e Licenciado em Geografia (UFMS, 1995). Especialista em Educação (Unicamp, 1997). Mestre em Geografia Humana (USP, 2004) e Doutor em Ciência Política (USP, 2010). Realizou estágio de Pós-doutorado em Relações Internacionais (UNB, 2018). Atualmente é professor da Escola Superior de Defesa (ESD) e do Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Downloads

Publicado

2024-09-30

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.