Por uma Grande Estratégia para o Brasil

Autores/as

  • Selma Lúcia de Moura Gonzales Escola Superior de Defesa
  • Oscar Medeiros Filho Escola Superior de Defesa

Palabras clave:

Grande Estratégia, Brasil, segurança nacional

Resumen

Vem sendo construído entre estudiosos um consenso a respeito da necessidade de uma Grande Estratégia para o Brasil. A ideia advém da combinação de dois aspectos marcantes da perspectiva estratégica brasileira: a sua estatura geopolítica, representada por seus insumos de poder, advindo de potencialidades naturais e culturais, de um lado; e pela carência de políticas de longo prazo que orientem e comuniquem nossos interesses estratégicos. É sobre esse tema que trata o presente policy paper. Nele, pretendemos discutir brevemente o significado de uma “grande estratégia”, considerando suas diferentes acepções: seja como plano, definindo nossos interesses nacionais em metas de longo prazo; seja como princípio organizador das ideias que possam expressar nossos interesses de longo prazo; ou seja como um padrão de conduta, oriundo de nossa cultura estratégica. Considerando os objetivos aqui propostos, entendemos “grande estratégica” como o conjunto de políticas e ações planejadas por um Estado para alcançar seus objetivos de longo prazo, a fim de promover a segurança, a prosperidade e os interesses estratégicos de uma nação. Passando em revista brevemente sobre o que se tem pensado sobre o tema no Brasil, trataremos da implicação de sua ausência para o planejamento estratégico nacional, especialmente para o setor de Defesa. Ao final, apresentaremos três recomendações, que apontam para: a) necessidade de criação de um arranjo institucional para elaboração de uma grande estratégia nacional; b) promoção do debate nacional em torno do tema; e c) elaboração de uma estratégia de segurança nacional que considere abordagens integradas de enfrentamento às ameaças emergentes e de natureza complexa.

Biografía del autor/a

Selma Lúcia de Moura Gonzales, Escola Superior de Defesa

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão do Espaço Regional pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora acadêmica do curso de Geopolítica e Defesa, professora e pesquisadora na Escola Superior de Defesa.

Oscar Medeiros Filho, Escola Superior de Defesa

Coronel da Reserva do Exército Brasileiro. Bacharel e Licenciado em Geografia (UFMS, 1995). Especialista em Educação (Unicamp, 1997). Mestre em Geografia Humana (USP, 2004) e Doutor em Ciência Política (USP, 2010). Realizou estágio de Pós-doutorado em Relações Internacionais (UNB, 2018). Atualmente é professor da Escola Superior de Defesa (ESD) e do Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Publicado

2024-09-30

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.