O uso da Inteligência Artificial no SISFRON

Autores/as

  • Rachel Soares UEPB
  • Jodelmir Souza

Palabras clave:

SISFRON; fronteiras; defesa nacional; inteligência artificial.

Resumen

Como a Inteligência Artificial pode ser usada para o aumento de capacidades do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras? Devido à vasta extensão territorial e às longas fronteiras terrestres, a vigilância e o monitoramento das áreas de fronteira do Brasil representam grandes desafios para o setor de defesa. Para enfrentar essas dificuldades, foi desenvolvido o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). A implementação de Inteligência Artificial nesse sistema pode aprimorar significativamente a capacidade de monitoramento das fronteiras, oferecendo uma série de benefícios. Com isso, o objetivo deste estudo é apontar as oportunidades que a Inteligência Artificial oferece para o aumento de capacidades do SISFRON, tendo em vista as enormes vantagens que se propõe a gerar, principalmente nas áreas de vigilância, segurança e defesa nacional. Desse modo, utilizando-se da metodologia qualitativa através do método exploratório sendo um estudo de caso único, o texto concentra-se em compreender o uso da IA na defesa, descrever o SISFRON e apontar possíveis usos da IA no sistema. 

 

Biografía del autor/a

Rachel Soares, UEPB

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional (GEPSI-UNB)  e do Núcleo de Estudos em Processos Cibernéticos nas Relações Internacionais (NEPCRI). Área de interesse: Estudos para a Guerra e para a Paz. Subárea: Segurança Internacional, Defesa e Segurança Cibernética.

Jodelmir Souza

Graduado no Curso de Oficial de Cavalaria pela Academia Militar das Agulhas Negras,mestrado em Emprego da Cavalaria na Defesa e Segurança na pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, doutorado em Curso de Comando e Estado-Maior pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.    

Publicado

2024-09-30

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.