Secas em ascensão e precipitação em declínio na Amazônia: diagnóstico estatístico de extremos climáticos ao longo de quase meio século
Palavras-chave:
mudanças climáticas, regressão linear, ENOSResumo
Este estudo tem como objetivo identificar mudanças nos padrões de precipitação e na ocorrência de eventos extremos na Amazônia, no período de 1979 a 2024. As análises foram regionalizadas em cinco sub-regiões: Noroeste (NW), Nordeste (NE), Oeste (W), Leste (E) e Sudeste (SE). Utilizaram-se dados mensais de precipitação do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), via Climate Prediction Center (CPC). Eventos extremos secos e chuvosos foram definidos com base nos valores abaixo do percentil 15 e acima do percentil 85, respectivamente. Para identificar tendências temporais, aplicou-se regressão linear simples, com teste t de Student para verificar a significância estatística. Os resultados apontam redução significativa na precipitação mensal, especialmente nas sub-regiões E e SE. Verificou-se também aumento na frequência de eventos secos extremos em todas as sub-regiões, com maior intensidade em SE, sugerindo crescente vulnerabilidade à estiagem. Os eventos extremos chuvosos apresentaram tendência de redução, mas com menor consistência estatística. Conclui-se que o regime pluviométrico da Amazônia se tornou mais irregular, com predomínio de extremos secos, o que acarreta riscos à sustentabilidade ecológica, à segurança hídrica e à resiliência das populações. Os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas de adaptação climática e de sistemas regionais de monitoramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilzele de Vilhena Gomes Jesus, Cleber Assis dos Santos, Leticia Karyne da Silva Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista de Segurança, Desenvolvimento e Defesa estão licenciadas sob uma licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Isso significa que os leitores têm o direito de:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciamento não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
Escola Superior de Defesa

