Secas em ascensão e precipitação em declínio na Amazônia: diagnóstico estatístico de extremos climáticos ao longo de quase meio século

Autores

  • Nilzele de Vilhena Gomes Jesus CENSIPAM
  • Cleber Assis dos Santos CENSIPAM
  • Leticia Karyne da Silva Cardoso CENSIPAM

Palavras-chave:

mudanças climáticas, regressão linear, ENOS

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar mudanças nos padrões de precipitação e na ocorrência de eventos extremos na Amazônia, no período de 1979 a 2024. As análises foram regionalizadas em cinco sub-regiões: Noroeste (NW), Nordeste (NE), Oeste (W), Leste (E) e Sudeste (SE). Utilizaram-se dados mensais de precipitação do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), via Climate Prediction Center (CPC). Eventos extremos secos e chuvosos foram definidos com base nos valores abaixo do percentil 15 e acima do percentil 85, respectivamente. Para identificar tendências temporais, aplicou-se regressão linear simples, com teste t de Student para verificar a significância estatística. Os resultados apontam redução significativa na precipitação mensal, especialmente nas sub-regiões E e SE. Verificou-se também aumento na frequência de eventos secos extremos em todas as sub-regiões, com maior intensidade em SE, sugerindo crescente vulnerabilidade à estiagem. Os eventos extremos chuvosos apresentaram tendência de redução, mas com menor consistência estatística. Conclui-se que o regime pluviométrico da Amazônia se tornou mais irregular, com predomínio de extremos secos, o que acarreta riscos à sustentabilidade ecológica, à segurança hídrica e à resiliência das populações. Os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas de adaptação climática e de sistemas regionais de monitoramento.

Biografia do Autor

Nilzele de Vilhena Gomes Jesus, CENSIPAM

Analista em Ciência e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM. Doutora em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. E-mail:nilzele.jesus@sipam.gov.br.

Cleber Assis dos Santos, CENSIPAM

Analista em Ciência e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM. Doutor em Ciência do Sistema Terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. E-mail:cleber.santos@sipam.gov.br.

Leticia Karyne da Silva Cardoso, CENSIPAM

Analista em Ciência e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM. Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. E-mail: leticia.cardoso@sipam.gov.br

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

DE VILHENA GOMES JESUS, Nilzele; ASSIS DOS SANTOS, Cleber; DA SILVA CARDOSO, Leticia Karyne. Secas em ascensão e precipitação em declínio na Amazônia: diagnóstico estatístico de extremos climáticos ao longo de quase meio século. REVISTA DE SEGURANÇA, DESENVOLVIMENTO E DEFESA , Brasília, v. 2, n. 2, p. 133–146, 2025. Disponível em: https://rsdd.esd.gov.br/index.php/rsdd/article/view/75. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)