Programa de Coleta Seletiva Cidadã:

análise da implementação no Exército Brasileiro

Authors

Keywords:

Reciclagem, Economia Circular, Coleta Seletiva, Sustentabilidade

Abstract

Este trabalho apresenta uma análise da implementação do Programa de Coleta Seletiva Cidadã para o gerenciamento de resíduos recicláveis do Exército Brasileiro (EB), com o objetivo de verificar a efetividade do programa, evidenciar os benefícios e limitações da celebração de termos de compromisso com associações e cooperativas de catadores de resíduos recicláveis e difundir a cultura da sustentabilidade nas Organizações Militares (OM).

A implementação do programa de coleta seletiva cidadã, conforme orientado no Decreto nº 10.936/2022, que regulamenta a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ocorreu, inicialmente, pelo uso da Educação Ambiental (EA) para despertar valores e estimular o engajamento no consumo consciente e na adequada segregação de resíduos (BRASIL, 2010a; 2022a).

No âmbito do EB, as OM elaboraram editais de chamamento público e celebraram termos de compromisso com associações e cooperativas de catadores, ou firmaram acordos com prefeituras que prestam o serviço de coleta dos resíduos recicláveis, com encaminhamento a cooperativas e associações situadas em centrais de triagem destes resíduos.

No período de março de 2024 a abril de 2025, foi realizado o acompanhamento da gestão de resíduos recicláveis em 67 OM distribuídas em 10 regiões militares, sendo observada a segregação e destinação dos resíduos de papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e metais ferrosos.

O encaminhamento de resíduos para a reciclagem, por meio de parcerias com prefeituras, associações e cooperativas, gera benefícios ambientais, ao possibilitar a reintrodução dos resíduos no ciclo produtivo e fomentar a economia circular, e sociais, ao promover a geração de renda e a valorização dos catadores. Atende, ainda, ao princípio da economicidade na administração pública, reduzindo os custos com o gerenciamento de resíduos.

A análise observou a relevância de recomendar a ampliação das parcerias estabelecidas, incentivar o fortalecimento das cooperativas e associações de catadores e promover ações que fomentem a sustentabilidade nas atividades militares do EB.

Author Biographies

Antônio Carlos de Lima Rocha, Exército Brasileiro

Mestre em Saúde Pública – Saneamento Ambiental pela Fundação Oswaldo Cruz (2018). Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2012); Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2009)

Taciana Rodrigues Liveira

Mestre em Engenharia pela UFRGS. Especialista em Gestão Ambiental pela UTFPR. Graduada em Engenharia Ambiental pela UTFPR. Atuou como Analista Ambiental na DPIMA. Atualmente é Especialista em Infraestrutura de Engenharia Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul.

Antônio Gonçalves Júnior

Major de Engenharia do Exército Brasileiro. Mestre em Ciências Militares pela EsAO e Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT/NOVA). Atualmente é Adjunto da Seção de Meio Ambiente da DPIMA.

Jorge Luiz Abreu do O´ de Almeida Filho

General-de-Divisão do Exército Brasileiro. Mestre em Ciências Militares pela ECEME e em Segurança Hemisférica pelo Colégio Interamericano de Defesa. Atuou como Diretor da DPIMA. Atualmente é Comandante da 2ª Região Militar.

Published

2025-11-13

How to Cite

DE LIMA ROCHA, Antônio Carlos; RODRIGUES LIVEIRA, Taciana; GONÇALVES JÚNIOR , Antônio; ABREU DO O´ DE ALMEIDA FILHO, Jorge Luiz. Programa de Coleta Seletiva Cidadã: : análise da implementação no Exército Brasileiro . COLEÇÃO THEREZINHA DE CASTRO - REVISTA EM SEGURANÇA, DESENVOLVIMENTO E DEFESA, Brasília, v. 2, n. 2, p. 163–170, 2025. Disponível em: https://rsdd.esd.gov.br/index.php/rsdd/article/view/73. Acesso em: 18 nov. 2025.

Issue

Section

Policy Papers

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.