Programa de Coleta Seletiva Cidadã:
análise da implementação no Exército Brasileiro
Keywords:
Reciclagem, Economia Circular, Coleta Seletiva, SustentabilidadeAbstract
Este trabalho apresenta uma análise da implementação do Programa de Coleta Seletiva Cidadã para o gerenciamento de resíduos recicláveis do Exército Brasileiro (EB), com o objetivo de verificar a efetividade do programa, evidenciar os benefícios e limitações da celebração de termos de compromisso com associações e cooperativas de catadores de resíduos recicláveis e difundir a cultura da sustentabilidade nas Organizações Militares (OM).
A implementação do programa de coleta seletiva cidadã, conforme orientado no Decreto nº 10.936/2022, que regulamenta a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ocorreu, inicialmente, pelo uso da Educação Ambiental (EA) para despertar valores e estimular o engajamento no consumo consciente e na adequada segregação de resíduos (BRASIL, 2010a; 2022a).
No âmbito do EB, as OM elaboraram editais de chamamento público e celebraram termos de compromisso com associações e cooperativas de catadores, ou firmaram acordos com prefeituras que prestam o serviço de coleta dos resíduos recicláveis, com encaminhamento a cooperativas e associações situadas em centrais de triagem destes resíduos.
No período de março de 2024 a abril de 2025, foi realizado o acompanhamento da gestão de resíduos recicláveis em 67 OM distribuídas em 10 regiões militares, sendo observada a segregação e destinação dos resíduos de papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e metais ferrosos.
O encaminhamento de resíduos para a reciclagem, por meio de parcerias com prefeituras, associações e cooperativas, gera benefícios ambientais, ao possibilitar a reintrodução dos resíduos no ciclo produtivo e fomentar a economia circular, e sociais, ao promover a geração de renda e a valorização dos catadores. Atende, ainda, ao princípio da economicidade na administração pública, reduzindo os custos com o gerenciamento de resíduos.
A análise observou a relevância de recomendar a ampliação das parcerias estabelecidas, incentivar o fortalecimento das cooperativas e associações de catadores e promover ações que fomentem a sustentabilidade nas atividades militares do EB.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Antônio Carlos de Lima Rocha, Taciana Rodrigues Liveira, Antônio Gonçalves Júnior , Jorge Luiz Abreu do O´ de Almeida Filho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista de Segurança, Desenvolvimento e Defesa estão licenciadas sob uma licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Isso significa que os leitores têm o direito de:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciamento não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
Escola Superior de Defesa

