Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Tipos de Publicação

A Revista de Segurança, Desenvolvimento e Defesa aceita artigos científicos e policy papers de acordo com as seguintes especificações:

a) para Artigos Científicos serão aceitas apenas contribuições que envolvam pelo menos um autor com título de doutor; autores com titulação inferior apenas poderão publicar trabalhos em coautoria com um pesquisador doutor.

b) para Policy Papers serão aceitas apenas contribuições cujos autores possuam título de mestre.

I) Especificações para artigos científicos:

a) Formatação do texto

  • O manuscrito deve ser digitado em Word (docx), com espaço simples, utilizando-se fonte de letra Times New Roman 12, sem numeração de página.
  •  Deve conter entre 5.000 e 8.000 palavras no total (incluindo as referências);

Recomenda-se observar as normas da ABNT: 

  • NBR 14724/2011 – Formatação de trabalhos científicos, monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC). No caso de gráficos, figuras, tabelas, fotos e outras ilustrações, de acordo com as Normas de Apresentação Tabular,  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • NBR 6023/2018 - Elaboração de referências; e
  • NBR 10520/2023 - Apresentação de citações em documentos (alteração).

Pede-se que os artigos e ensaios submetidos à Revista contenham, pelo menos, as seguintes
seções:

1) introdução;

2) metodologia (não é obrigatório ser uma seção específica; pode ser apresentada em outra seção (na introdução e/ou no Resumo));

3) desenvolvimento;

4) considerações conclusivas ; e

5) referências. bibliográficas.

O envio de manuscritos e demais trabalhos implica a cessão dos direitos autorais à Revista, caso os trabalhos venham a ser aceitos para publicação. 

  • O manuscrito não deve incluir identificação dos autores em qualquer parte do documento, mesmo nas propriedades do documento, fontes de dados, tabelas, mapas ou como referências bibliográficas facilmente identificáveis;
  • Tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior seguido do seu número de ordem (ex. Tabela 1, Quadro 1, Gráfico 2 ou Figura 1). As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto.
  •  Os artigos devem vir acompanhados de 3 a 5 palavras-chave (normas ABNT) e de resumo entre 150 e 200 palavras no idioma em que a submissão for escrita (português) e em inglês.  
  • Os artigos poderão ser assinados por até três autores.  Ao menos um dos autores deve ter a titulação mínima de doutorNos artigos em coautoria o ordenamento dos autores terá como primeiro critério a titulação e como segundo critério ordem alfabética do nome.

**O manuscrito não pode conter a identificação de nenhum dos autores (inclusive retirar identificação da propriedades do documento). Deve ter título, resumo, texto e referências bibliográficas, além de incluir todos os elementos gráficos no corpo do texto. Adicionalmente, os elementos gráficos/tabelas/mapas/quadros/figuras devem ser enviados em arquivos complementares (veja instruções a seguir).

IMPORTANTE: Todas as tabelas, gráficos, figuras e quadros devem ser encaminhados também em formato jpg. como arquivos complementares com resolução mínima de 300 dpi. Inclusive tabelas e quadros também devem ser enviados no formato de figuras. Os gráficos, tabelas, mapas e figuras poderão ser coloridos.

b) Notas explicativas

Não é permitida a inserção de notas de rodapé. Se for importante, incorporar no texto (ABNT NBR 10520).

c) Elementos complementares:

As informações relativas a autoria deverão ser preenchidas diretamente no sistema, na aba metadados.

Em caso de dúvida, os autores poderão consultar a equipe editorial da RSDD pelo e-mail esd.rsdd@defesa.gov.br

Os textos deverão ser enviados exclusivamente pela plataforma OJS, utilizando o template Artigo

 II) Especificações para policy papers:

Policy Papers devem ter entre 3.000-4.000 palavras.

a) Estrutura: Cada Policy Paper deve seguir a seguinte estrutura:

1) Resumo Executivo (apresentação e relevância do tema; aspectos centrais; objetivo e estrutura do texto);

2) Palavras-chave: 3 a 5

3) Análise do Problema (implicações do tema para a Defesa);

4) Recomendações (em tópicos);

5) Referências (de acordo com a ABNT).

  Encorajamos a produção de pesquisas empíricas que sustentem a análise do problema e as recomendações propostas.

Foco na Argumentação: Os autores devem se concentrar em argumentos, não intenções. Nossa plataforma é para um debate aberto e respeitoso baseado em ideias e evidências.

Os textos deverão ser enviados exclusivamente pela plataforma OJS e devem ser elaborados de acordo com o template Policy Paper.

 

Autores Convidados

Esta seção é destinada a Ensaios escritos por autores convidados. Se restrigirá ao máximo de 3 ensaios em cada número. 

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