A ameaça do crime organizado transnacional à proteção e ao futuro sustentável da Amazônia brasileira

Autores

  • Mario Brasil do Nascimento Escola Superior de Defesa

Palavras-chave:

Amazônia brasileira, crime organizado transnacional, desmatamento

Resumo

Este artigo analisa os impactos do crime organizado transnacional (COT) sobre a proteção e o futuro sustentável da Amazônia brasileira. Argumenta-se que a presença de facções criminosas na região tem ampliado o desmatamento ilegal, facilitado por redes logísticas, corrupção institucional e violência contra comunidades e agentes de fiscalização. A partir da integração de dados geoespaciais do PRODES/INPE e registros da atuação de organizações criminosas, realiza-se uma análise quantitativa e qualitativa dos municípios da Amazônia Legal. Os resultados indicam uma correlação territorial relevante entre a presença de facções e os níveis de desmatamento acumulado. Conclui-se que o COT representa uma ameaça direta à soberania nacional e à integridade ambiental da região, exigindo respostas articuladas entre políticas de segurança, defesa e desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Mario Brasil do Nascimento, Escola Superior de Defesa

Doutor em Relações Internacionais – Atlantic International University; Mestre em Relações Internacionais e Resolução de Conflitos – American Military University; e Mestre em Segurança e Defesa – ANEPE/Chile.

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

DO NASCIMENTO, Mario Brasil. A ameaça do crime organizado transnacional à proteção e ao futuro sustentável da Amazônia brasileira. REVISTA DE SEGURANÇA, DESENVOLVIMENTO E DEFESA , Brasília, v. 2, n. 2, p. 75–90, 2025. Disponível em: https://rsdd.esd.gov.br/index.php/rsdd/article/view/85. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.