Políticas Editoriais

A Revista da Escola Superior de Guerra (Revista da ESG) é uma publicação quadrimestral vinculada, desde 2021, ao Programa de Pós-graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra. A revista é uma publicação sem fins lucrativos, revisada por pares e especializada em artigos acadêmicos.

A linha editorial privilegia artigos que apresentem resultados parciais de pesquisa em curso ou resultados de pesquisas concluídas, centralizados na área de Ciência Política e Relações Internacionais, e, em especial, em assuntos relacionados à Segurança Internacional e Defesa.

Os artigos científicos, após serem submetidos na plataforma, são revisados pelo Conselho Editorial e, depois, enviados para dois ou mais revisores cegos (membros do Conselho Consultivo ou Conselho de Pareceristas). As sugestões ou as considerações para mudanças de conteúdo serão em conformidade com o autor e antes da publicação.

Todos os artigos devem ser originais e não devem ter sido submetidos para publicação em outro lugar enquanto estiverem sendo avaliados pela Revista da Escola Superior de Guerra. A revista aceita a submissão de artigos, em português, inglês e espanhol, de forma contínua. A remessa é feita exclusivamente por meio da plataforma da Revista (revista.esg.br/index.php/revistadaesg).

 

  • FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

A Revista da Escola Superior de Guerra é quadrimestral e está aberta em ato contínuo a submissão de manuscritos.

 

  • POLÍTICA DE ACESSO

É uma revista de acesso aberto. O conteúdo está disponível gratuitamente ao leitor via página da ESG ou diretamente na página da revista Não há cobrança de taxa aos autores: nem no ato de submissão nem no de publicação.

 

  • POLÍTICA ANTIPLÁGIO

Os artigos submetidos à revista serão checados quanto à originalidade por meio das ferramentas de detecção de plágio.

 

  • DIRETRIZES PARA OS AUTORES

Na página da revista, encontram-se as orientações para a publicação. O critério fundamental para a publicação é a conformidade com a linha editorial da Revista. Os artigos publicados pela Revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não expressando, necessariamente, o pensamento da Escola.

 

  • SUBMISSÕES DE ARTIGOS

A revista só aceita submissões de textos inéditos relacionados a assuntos inerentes à linha editorial, com ênfase em temas relacionados à Segurança Internacional e Defesa.  Um artigo original e inédito é o texto não publicado anteriormente e divulgado em papel e / ou em formato digital. Em havendo sido disponibilizado e divulgado para acesso geral não é mais original ou inédito para efeito de publicação. Exceções para artigos que foram publicados em língua estrangeira originalmente. Caso em que o autor e a revista em que foi publicado devem enviar o consentimento para a Revista da Escola Superior de Guerra.

Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores de acordo com o pertencimento da ideia e da maior parte da escrita, ou em conformidade com o constante no item Declaração de Responsabilidade abaixo, e declaração de cada um dos autores autorizando a publicação.

Na fase final do processo de seleção dos artigos, serão priorizados os artigos de autoria de Doutores ou de coautoria com Doutores. Artigos de graduação serão admitidos no processo de seleção da Revista, desde que acompanhados de um doutor.

Os artigos, que cumprirem as normas acima, passarão por um processo de avaliação do Conselho Institucional, depois pelos membros do Conselho Consultivo: pareceristas/ revisores com expertise no assunto convidados para emitir parecer, sem acesso ao nome do autor (blind peer review). Ao fim deste processo, o articulista será notificado via e-mail de que seu artigo foi aceito (ou não) e que aguardará a primeira oportunidade de impressão. No caso de existirem sugestões, estas serão remetidas ao(s) autor(es).

O processo de avaliação se inicia com o recebimento do artigo, via plataforma OJS, e o e-mail de confirmação da Revista da Escola Superior de Guerra.

 

  • FORMA DE APRESENTAÇÃO DA AFILIAÇÃO

A afiliação deve conter: 1) Nome da instituição ao qual está vinculada à pesquisa - por extenso com abreviatura entre parênteses; 2) Cidade e Estado da Federação (quando houver); 3) País (por extenso e na grafia do idioma original). Exemplo: Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

  • CONFLITO DE INTERESSES

A Revista da ESG obedece às recomendações do Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP de 2014, no que diz respeito aos conflitos de interesses:

Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Para que não haja conflitos, os avaliadores devem ser imparciais ao lidar com cada artigo submetido e julgá-los cada qual pelos seus méritos. Críticas pessoais são inadequadas. Os avaliadores podem/devem exteriorizar sua avaliação de forma simples e clara e, se possível, conceder base teórica, científica.

Se o avaliador/ parecerista não dominar o assunto do artigo, o editor deverá ser notificado e trocar de avaliador. Há um conflito também quando há coincidências do artigo em questão e de outro artigo já avaliado ou publicado na mesma revista ou em outra revista.

3.4.1. Há conflito potencial de interesses nas situações em que a coexistência entre o interesse que deve ter o pesquisador de fazer avançar a ciência e interesses de outra natureza, ainda que legítimos, pode ser razoavelmente percebida, por ele próprio ou por outrem, como conflituosa e prejudicial à objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, mesmo independentemente de seu conhecimento e vontade. 3.4.2. Nessas hipóteses, o pesquisador deve ponderar, em função da natureza e gravidade do conflito, sua aptidão para tomar decisões e, eventualmente, deve abster-se de tomá-las. 3.4.3. Nos casos em que o pesquisador está convencido de que um potencial conflito de interesses não prejudica a objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, a existência do conflito deve ser clara e expressamente declarada a todas as partes necessárias nessas decisões [...] (Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESPCodigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf)

 

  • DIRETRIZES ÉTICAS E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

A Revista da Escola Superior de Guerra segue às orientações sobre boas práticas para lidar com questões éticas na publicação de revistas científicas produzidas pelo Comitê de Ética de Publicação (COPE), tais como: manter a integridade acadêmica; publicar errata quando necessário; certificar-se de que os artigos sejam revisados por pareceristas. (Disponível em: http://www.fisiocirurgiauerj.org/Comite_de_Etica_em_Public_COPE.pdf)

 

  • FORMATO DE APRESENTAÇÃO

A revista da Escola Superior de Guerra adota as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (http://www.abnt.org.br/), todas especificadas em diretrizes aos autores.

 

  • SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Articulistas que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons: licenças públicas que permitem a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais. b. Possuem permissão para assumir contratos adicionais, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c. Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações (ao publicar em um repositório o(a) autor(a) pode adaptar o texto, retirar figuras, tabelas, etc.). Além disso, os autores declaram que: a) Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica. O(a) autor(a) não deve estar alicerçado em achismos ou fontes genéricas; b) O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou concedida permissão para usar seu nome.

 

  • DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site da revista serão usados exclusivamente para os propósitos declarados deste periódico e não serão disponibilizados para qualquer outro propósito ou a qualquer outra parte