Amazônia

questão climática, segurança e defesa no futuro

Autores

Palavras-chave:

Securitização, Geopolítica ambiental, Sustentabilidade estratégica, Soberania, Grande Estratégia

Resumo

Este artigo analisa a crescente vinculação entre a questão climática e os domínios da segurança e defesa, com ênfase na região amazônica. Parte-se do reconhecimento de que o meio ambiente natural, especialmente a Amazônia, tornou-se elemento central nas disputas geopolíticas contemporâneas. O objetivo é investigar como a crise climática pode ser securitizada, convertendo-se em instrumento de pressão internacional e risco à soberania nacional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de marcos estratégicos e normativos. Assim, os resultados indicam que, embora o Brasil possua um arcabouço jurídico ambiental robusto, a ausência de uma grande estratégia nacional que integre segurança, desenvolvimento e a questão climática, pode tornar vulnerável o Estado brasileiro à instrumentalização ambiental por potências estrangeiras. Conclui-se, portanto, que é necessário reforçar políticas públicas sustentáveis e estratégias de defesa que incorporem a variável climática, inclusas todas em uma grande estratégia nacional que confira sinergia ao processo.

Biografia do Autor

Antonio Dos Santos, Escola Superior de Guerra - ESG

Mestre em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra - ESG. Analista de Geopolítica, Segurança e Defesa do Centro de Estudos Estratégicos da ESG, Rio de Janeiro (Brasil). Pesquisador do Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval.

Lídia Maria Ribas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Pós-doutora pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Nova de Lisboa. Professora Titular na FADIR/UFMS. Líder do Grupo de Pesquisas Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável e pesquisadora no Grupo - Tutela Jurídica das Empresas em face do Direito Ambiental Constitucional, ambos do CNPq. Membro da ABDT, da ADPMS, da ABDI e do CEDIS/UNL.

Fernanda Ramos Konno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista da CAPES. Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Direito pela UFMS. Advogada. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. 

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

DOS SANTOS, Antonio; RIBAS, Lídia Maria; RAMOS KONNO, Fernanda. Amazônia: questão climática, segurança e defesa no futuro. REVISTA DE SEGURANÇA, DESENVOLVIMENTO E DEFESA , Brasília, v. 2, n. 2, p. 103–116, 2025. Disponível em: https://rsdd.esd.gov.br/index.php/rsdd/article/view/65. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.